Obra de iluminação do parque é iniciada; academia popular também será instalada

Obra de iluminação do parque é iniciada; academia popular também será instalada
Alto Araguaia, MT - É caminhando e fazendo exercícios que Aliete Borgues diz não ao sedentarismo. Ela é apenas uma das participantes do Projeto Verão Vivo Araguaia 2014, iniciado nesta segunda-feira (20) no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), que tem por objetivo levar atividades físicas ao Parque Ecológico Municipal Atanel Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro. A iniciativa é a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL) e vai até dia 20 de fevereiro, com atividades de segunda à sexta-feira, das 18 às 20h. [caption id="attachment_25799" align="alignleft" width="319"]DCIM102GOPRO Caminhas e exercícios aeróbicos são atividades certas no Projeto Verão Vivo Araguaia 2014 que segue até dia 20 de fevereiro[/caption] “Estou sempre caminhando. Não podemos parar. Se parar enferruja. A receita é justamente essa. Se alimentar bem com muita verdura e fruta e prática de exercícios. Essa projeto é muito importante”, explica a participante. Mas antes de iniciar as atividades, os participantes recebem orientação profissional. Primeiro passam por um processo de pesagem, aferem a pressão e também medem índice de massa corporal. O trabalho envolve professores de educação física, ligado à SEMEL e ainda uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Só após passar por esta triagem é que os participantes estão liberados para a prática esportiva. O primeiro passo é um aquecimento, depois alongamento e por fim aeróbica e corridas. O responsável por orientar as atividades é o professor Valter Pereira, o Tú. Logo no primeiro dia, quase 100 pessoas participaram das atividades. “Tivemos, neste primeiro dia, uma participação já expressa. Nossa expectativa é que o número aumente cada vez mais. O parque município é o espaço ideal para a prática esportiva e o projeto Verão Vivo tem esta proposta: levar esporte ao ar livre aproveitando este espaço verde bem no centro da cidade. Então queremos aproveitar para fazer um convite para que todos venham participar”, disse o secretário de esportes Maciel Aurélio Peruchi. Quem estava em casa e recebeu o convite da mãe para participar do projeto foi Andressa Oliveira, que aprendeu um pouco mais sobre a prática de exercícios. O participante do projeto fez um convite para quem ainda não experimentou se exercitar com o projeto ao ar livre. “Eu vim participar com minha mãe. Quero aproveitar para melhorar a minha saúde. Que todos venham para o parque participar, porque é mais um projeto que beneficia os moradores da nossa cidade”, conclamou. A atividade física é fundamental. E tem muita gente percebendo que os benefícios dos exercícios físicos para a saúde justificam o esforço. “Não precisa ser um exercício forte, mas fazer uma caminhada todo dia não faz mal para ninguém. Sinto-me bem fazendo exercícios e esse projeto é importante porque tem esta proposta de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da atividade física”, ressalta.